quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Dieta sem glúten

(Google Imagens)


Oi!

Quem me segue no Instagram (@julianavalera segue lá!) deve ter percebido que comecei a postar receitas sem glúten e usar glutenfree "hashtags". Sei que dieta sem glúten para perder peso virou modinha agora, mas esse não é o meu motivo.


O que acontece é que eu tenho tido sintomas intestinais (indigestão, barriga estufada, entre outros) ultimamente e em duas consultas médicas, quando comentei isso, os médicos decidiram pesquisar se eu era portadora de Doença Celíaca.


Algumas informações a respeito:


A Doença Celíaca de hoje

Ainda pouco conhecida, seus sintomas podem se confundir com outros distúrbios. Trata-se da Doença Celíaca, ou seja : A Intolerância permanente ao glúten. A Doença Celíaca geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na adulta. O tratamento da doença consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten. Os portadores da doença não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka,etc, quando estes alimentos possuírem o glúten em sua composição ou processo de fabricação. Devido a exclusão total de alguns alimentos ricos em carbohidratos e fibras, a dieta do Celíaco habitualmente é composta em sua maior parte de gorduras (margarina, manteigas, óleos, etc) e proteínas (carne em geral) e em menor parte de carbohidratos (massas sem glúten, açúcares, etc). Todo Celíaco que não transgride a doença, tende a ter um aumento do peso corporal, e desta forma deve ter uma dieta equilibrada. Para tanto, deve diminuir a ingestão de proteínas, moderar o consumo de gorduras e aumentar o consumo de frutas, sucos naturais, verduras e legumes, tornando sua alimentação mais adequada e saudável.

O que é o GLÚTEN ?

É a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (sub-produto da cevada), cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos e outros produtos não ingeríveis. Na verdade, o prejudicial e tóxico ao intestino do paciente intolerante ao glúten são "partes do glúten", que recebem nomes diferentes para cada cereal. Vejamos : No Trigo é a Gliadina, na Cevada é a Hordeína, na Aveia é a Avenina e no Centeio é a Secalina. O Malte, muito questionado, é um produto da fermentação da cevada, portanto apresenta também uma fração de glúten. Os produtos que contenham malte, xarope de malte ou extrato de malte não devem ser consumidos pelos Celíacos. O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto uma dieta deve ser seguida à risca. O Glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos.

Veja a mucosa do intestino delgado com as vilosidades atrofiadas:



Compare com a mucosa do intestino delgado com as vilosidades normais:



Quais os sintomas mais comuns ?

O quadro clínico da doença se manifesta com e sem sintomas. No primeiro caso, há duas formas:

A CLÁSSICA>

É freqüente na faixa pediátrica, surgindo entre o primeiro e terceiro ano de vida, ao introduzirmos alimentação à base de papinha de pão, sopinhas de macarrão e bolachas, entre outros industrializados com cereais proibidos. Caracteriza-se pela diarréia crônica, desnutrição com déficit do crescimento, anemia ferropriva não curável, emagrecimento e falta de apetite, distensão abdominal (barriga inchada), vômitos, dor abdominal, osteoporose, esterilidade, abortos de repetição, glúteos atrofiados, pernas e braços finos, apatia, desnutrição aguda que podem levar o paciente à morte na falta de diagnóstico e tratamento.

NÃO CLÁSSICA

Apresenta manifestações monossintomáticas, e as alterações gastrintestinais não chamam tanto a atenção. Pode ser por exemplo, anemia resistente a ferroterapia, irritabilidade, fadiga, baixo ganho de peso e estatura, prisão de ventre, constipação intestinal crônica, manchas e alteração do esmalte dental, esterilidade e osteoporose antes da menopausa.

ASSINTOMATICA

E se não houver sintomas? Há ainda, a doença na forma assintomática. São realizados nestes casos, exames (marcadores sorológicos) em familiares de primeiro grau do celíaco, que têm mais chances de apresentar a doença (10%). Se não tratada a doença, podem surgir complicações como o câncer do intestino, anemia, osteoporose, abortos de repetição e esterilidade.


FONTE: Associação dos Celíacos do Brasil - ACELBRA



Meus exames deram negativos, mesmo assim eu tenho sintomas, portanto eu e minha médica decidimos que eu seguiria evitando o glúten, mesmo porque a farinha de trigo aqui nos Estados Unidos é de qualidade inferior, segundo ela. Posso ter sensibilidade ao glúten, que acaba sendo muito mais comum que a Doença Celíaca.


Às vezes eu escapo porque eu ainda gosto muito de certas receitas, como a minha lasanha, por exemplo, mas isso acontece esporadicamente.

O resultado? Estou perdendo peso. Existem outros fatores relacionados ao meu peso que preciso discutir aqui antes que todo mundo pense que estou perdendo peso somente porque cortei o glúten da dieta, prometo fazer um post sobre isso e explicando todos os fatores, ok?

Aguardem receitas deliciosas sem glúten!

Beijos

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Unreal Candy

Que post mais inesperado esse!

Outro dia, nas redes sociais, vi o Dr Alexandre Feldman compartinhando esse vídeo, e em seguida, sua esposa, Pat Feldman. Como sigo esses dois há tempos tanto pelo fato de eu ter enxaqueca quando por eles falarem muito sobre medicina do estilo de vida e alimentação SAUDÁVEL, logo me interessei pelo vídeo.

Se quiserem saber mais sobre eles, acessem os sites Enxaqueca e Crianças na Cozinha.

Voltando a falar do vídeo, infelizmente não encontrei com legenda em português.


Basicamente os doces Unreal são produzidos em grande escala, sem aditivos químicos, sem conservantes, sem transgênicos, sem corantes artificiais. Ultimamente tenho me preocupado bastante com alimentos industrializados, evitando ao máximo por conta dos conservantes, corantes artificiais, sais, açúcares e todo tipo de lixo que se encontra nesses produtos. Tudo o que posso fazer em casa, eu faço. E não é ultimamente depois de ratos em refrigerantes (eu não bebo refrigerante há ANOS), produtos de limpeza em sucos de caixinha e outros não, eu me preocupo com o que eu coloco dentro do meu corpo há tempos. Prefiro o que vem da natureza, e sendo orgânico então, melhor ainda.

A idéia é bacana e o marketing é bem forte, com nomes mundialmente conhecidos e a queridíssima Gisele. Não acho que comer doces diariamente seja um hábito saudável, vez ou outra não tem problemas, mas se pudermos oferecer um doce de melhor qualidade para as crianças, melhor ainda! Um doce de verdade! Comida de verdade! Nada de pó, corantes artificiais, sabor artificial disso e daquilo. 

Quando assisti o vídeo, chamei marido para assistir comigo e ele ficou super curioso. Ele, que adora comer uma besteira, tem mudado muito sua forma de pensar por influência minha. E como sua alimentação de certa forma é responsabilidade minha, também vem mudando ao longo do tempo, bem como suas escolhas alimentares fora de casa. Acho ótimo ser uma boa influência para ele e ver que ele se preocupa com o que comemos e se interessa em saber e conhecer mais.

                                 

O fato é que meu amado marido chegou do trabalho hoje com esses três pacotes de Unreal Candy pra gente experimentar e olha, palavra de ex-chocólatra, os doces são tão ou até mais gostosos que os outros cheios de tranqueira. Não são tão doces de arder a garganta quanto os outros e são bem mais leves, é assim que consigo descrevê-los agora. Palavras minhas e do marido. Experimentamos os três!

Talvez ainda não seja fácil encontrar, mas é uma questão de tempo. Quem já tiver acesso, eu indico!

Beijos, boa noite e bom fim de semana!


terça-feira, 17 de setembro de 2013

Loja bacaninha - ModCloth

Logo que me mudei para os Estados Unidos, descobri a ModCloth e nunca mais larguei. Sou simplesmente apaixonada pelas coisinhas que eles vendem. Nao fico um mes sem entrar no site, sempre dou uma olhadinha nas promocoes e no que eh novo no site, o que nao necessariamente significa que eu compro sempre.

Tenho algumas (varias) coisas deles em casa. Eles tambem vendem roupas, sapatos e acessorios, mas isso eu nunca comprei. Eu gosto mesmo eh das coisas pra casa, coisas diferentes, originais, divertidas, que as vezes eh tao dificil da gente encontrar.

Quem sabe eu faca um post mostrando o que eu tenho! Um dia um vaso que comprei no site chegou em casa quebrado em 5 pedacos. Retornei quebrado mesmo, no mesmo dia da entrega, e me devolveram o valor pago pelo vaso. Acho isso sensacional! Comprei o mesmo vaso e ele chegou inteirinho depois!

Esse site eh otimo para quem gosta do estilo vintage. Tambem eh muito bom para quem quer dar um presente para aquele amigo que tem de tudo, um presente diferente!

Selecionei algumas coisinhas que eu colocaria no cantinho de estudos, mesinha do computador ou home office, como preferir, no nosso apartamento, que por enquanto esta so nas ideias mesmo.

Coisa mais fofa esses quadros de avisos!

Esse eh mais a cara do marido!

Organizadores bonitinhos, tenho um conjuntinho da loja diferente desse ai, mas amei esse tbm, uma gracinha!

Mariiido!

Esse eu acho taoooooo lindo! Da pra colocar fotos ou avisos.

Fazia tempo que eu estava ensaiando falar algo sobre o site, ja indiquei pra varios amigos que gostaram. Ate onde sei eles fazem entrega internacional, mas nao aceitam devolucao nesse caso, entao para comprar roupas tem que ter mais cuidado por ausa do tamanho. Dependendo do que for, tambem tem que torcer pra nao chegar quebrado. Gosto tanto desse site que da pra fazer varios posts diferentes dividindo por comodos!

Sempre antes de comprar eu leio a descricao e as medidas do produto, e se tiver reviews ou avaliacoes, eu leio tambem. Nao da pra sair comprando qualquer coisa achando que eh uma coisa e quando chega eh outra, reviews sao extremamente uteis!

Espero que gostem tanto quanto eu!

Beijos

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Às vezes o que nos falta é um incentivo

Pai de menina de 5 anos portadora de paralisia cerebral usa seu conhecimento para criar um aplicativo para tablets que permita com que sua filha se comunique.

Coisa linda, né?? Às vezez, falta só um empurrãozinho pra gente fazer algo super maravilhoso!




Vi a notícia no Yahoo Pai cria aplicativo para se comunicar com filha deficiente.

Beijos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...