sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Bolo de chocolate sem glúten com ganache

Olá!

Semana passada recebemos um casal de amigos aqui em casa, e dias antes de vir, durante uma conversa sobre hábitos saudáveis, peso e etc, a amiga me perguntou se eu já tinha feito bolo sem glúten. Eu respondi que não e disse a ela que faria um de sobremesa para nosso jantar, já era hora, né?

O que é glúten e o porque da minha dieta sem glúten veja aqui.

Começou então a busca pela receita. Fui direto e reto no site da Bob's Red Mill (marca que eu tenho usado para farinha e outros produtos sem glúten), tem muitas receitas por lá, inclusive livres de glúten. Dei uma olhadinha, escolhi uma, comprei os ingredientes e fui preparar o bolo.

Bolo de chocolate livre de glúten 
12 porções

178 ml de água morna (na receita era café coado, mas eu substutuí)
200 g de açúcar mascavo (usei o light brown sugar)
118 g de cacau em pó sem açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de goma xantana
uma pitada de sal
237 ml de leite (vaca, soja ou arroz - usei o de vaca)
76 g de manteiga
1 ovo grande
1 colher de chá de essência de baunilha
210 g de farinha sem gluten

Pré aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma pequena (eu usei uma 20x20cm) e polvilhei cacau em pó. Bata bem todos os ingredientes exceto a água em uma batedeira. Adicione a água por último e bata até que fiquei uma massa homogênea. Despeje a massa na forma e leve para assar por 30 a 35 minutos. Teste furando o bolo com um palito de dente. Se o palito sair seco, está pronto. 
Receita original aqui em inglês.

Gente, vou falar a verdade, ok? O bolo não cresce muito e não fica com aquela massa fofinha do bolo com farinha de trigo, mas é uma ótima opção para quem não pode cosumir glúten. Mesmo! Por ser feito com açúcar mascavo e cacau em pó sem açúcar, ele não é super doce - o que o torna perfeito para o meu paladar (não uso açúcar no meu dia-a-dia, nem mel, nem adoçante...).

Quando desenformei o bolo, senti que ele estava até que macio. Mas quando nossos amigos chegaram, fiquei com medo porque parecia duro. Tinha comprado ingredientes para fazer tipo uma ganache (que nada mais é que o recheio dessa torta) e quando ela estava pronta cortei os cantos do bolo para experimentar e achei que meu marido e nossos amigos definitivamente não iriam gostar do bolo. Eles experimentaram o bolo com a ganache e disseram que estava ótimo (eu já estava querendo fazer um bolo com farinha de trigo para eles, hahaha).

Por isso o bolo parece redondo, mas ele era quadrado. Joguei a ganache por cima e o coitado ficou com cara de bolo de lama! Lembrei do açúcar de confeiteiro no armário e das framboesas na geladeira, e tive a idéia de "enfeitar" o bolo com eles. Tudo isso graças ao apoio moral e culinário da minha amiga!

Resumo do dia: a ganache salvou o sabor do bolo e o açúcar de confeiteiro e as framboesas salvaram o visual. Vamos às fotos!







Quem se arriscaria a provar?? Eu acho que uma cobertura nesse bolo faz toda a diferença. Alimentos sem glúten são mais secos e a cobertura ou um recheio ajudam nessa parte. Quanto ao sabor, fica a critério do paladar de cada um.

Beijos!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Parceria Caixa Bonita

Olá!

Hoje quero anunciar a primeira parceria do blog, que é o Caixa Bonita.


Artesanato está no meu sangue e vem tanto da família da minha mãe quanto da família do meu pai. Minha querida prima Gabriella Cerretti não aderiu às agulhas e linhas como eu, mas se encantou pelas caixinhas! Foi então que surgiu o Caixa Bonita, e o nome faz jus às peças que ela cria. Tudo começou como um hobby em 2008 e hoje é um trabalho sério.

A Gabi adora a idéia de presentes personalizados, criando peças exatamente como seus clientes pedem, usando fotos, tecidos, estampas, técnicas de pintura, entre outros. Ela também produz lembrancinhas de aniversário, batizado, casamento, noivado e outras festas e buquês de Santo Antônio lindos de viver.

As caixas são em MDF, super resistentes e feitas artesanalmente, ou seja, à mão, uma a uma, uma de cada vez. Todas as peças são de altíssima qualidade, pois os melhores materiais são usados para produzí-las, deixando o acabamento é impecável.

O Caixa Bonita já até fez entrega internacional! Nossa parceria surgiu através da minha vontade de presentear meus(as) leitores(as), da minha confiança no bom gosto e na dedicação da Gabi e obviamente da nossa amizade.

Separei algumas peças para mostrar para vocês.











Essa semana o Caixa Bonita já anunciou na página do Facebook que está com descontos incríveis para o Black Friday! 

Logo sortearemos uma peça linda aqui para vocês!


Beijos!


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Presentes lindos que a gente ganha da vida

Depois de um mês sem conseguir postar, eu precisava voltar com algo muito especial, pelo menos pra mim.

É que eu ganhei de presente uma coisa linda que se chama amizade. E esse presente foi o blog que me deu e me fez muito feliz.

E o correio me trouxe muito carinho de lá de Woking, UK, olha só:






Minha primeira bandeja, gente! Primeira caneca sem ser do meu jogo de louça! Tudo lindo e combinandinho, amei! Cartão super fofo, chá maravilhoso, amei, amei, amei!

Os doces nem duraram muito, obviamente... Essa balinha chamada Percy Piglets então, um vício! Sei que as fotos não são das melhores, mas assim que abri a caixa tirei as fotos de tão feliz que estava, e o sofá me parecia o melhor lugar naquele momento de euforia, hahahaha...

Obrigada, querida Bah, esse carinho será retribuído logo logo, pena que seu presente não será surpresa como foi o meu. Obrigada pela companhia diária e por tudo!

Logo volto com mais novidades!

Beijos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...