domingo, 15 de março de 2015

Torta salgada de liquidificador sem glúten e sem lactose

Minha ida ao Brasil neste último fim de ano me rendeu ótimas receitas sem glúten. Uma delas é essa torta maravilhosa sem glúten e sem lactose.

A primeira vez que fiz foi para o aniversário do meu pai e todo mundo que estava lá provou e adorou. A massa fica bem leve e como a receita de torta salgada de liquidificador original, você pode fazer o recheio de sua preferência. Eu já fiz de presunto e de frango.


Cheguei a essa receita através do Google mesmo. Eu já estava fazendo um bolo de chocolate sem glúten que ainda vou postar a receita aqui, então decidi buscar uma receita de torta. Fiquei super feliz que deu certo.

Todo o crédito da receita e meus sinceros agradecimentos à Monalisa, do blog O Diário de Receitas Sem Lactose, que é recheado de receitas maravilhosas voltadas para quem tem, assim como eu, alergias ou intolerâncias alimentares. Receita original aqui.

Se você nunca usou farinha de arroz, no Brasil eu usei a da marca Urbano e aqui nos Estados Unidos usei a da marca Bob's Red Mill e as duas deram super certo.


Torta Básica de Liquidificador Sem Glúten e Sem Lactose

Massa
3 ovos
1 xícara de chá de água (240ml)
1/4 de xícara de chá de óleo
1/4 de xícara de chá de azeite de oliva
1 dente de alho (opcional)
1 xícara de chá de farinha de arroz 
1 colher de sopa cheia de amido de milho (maisena)
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio
O recheio fica a seu critério, mas aqui vão algumas sugestões de como eu já fiz 

300g de presunto em cubos
300g de muçarela em cubos
1 lata de milho (sem a água da conserva)
1 lada de ervilha (sem a água da conserva)
Quanto baste de azeitona picada, alcaparra, champignon, curry e orégano

Ou

1 peito de frango cozido e picado (no caso, usei o peito de um frango assado)
200g de muçarela ralada
1 lata de milho (sem a água da conserva)
1 lada de ervilha (sem a água da conserva)
2 palmitos grosseiramente picados
Quanto baste de bacon picado, alcaparras e orégano

Misture o recheio em uma vasilha e reserve. 
Bata todos os ingredientes da massa (menos o fermento) no liquidificador. Quando estiver homogêneo, acrescente o fermento e bata mais uma vez apenas para misturar.
Despeje a massa (que fica bem líquida mesmo) em cima do recheio e misture bem. Coloque em uma dorma untada (usei manteiga) e leve ao forno médio pré-aquecido (200ºC/400ºF) por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito.

Ótima maneira de aproveitar aquele resto do frango assado que ninguém mais quer comer, sabe? :) A próxima farei de atum!

Beijos

4 comentários:

  1. Olá, querida
    Gostei e copiei...
    Bom fim de Domingo!!!
    Bjm quaresmal

    ResponderExcluir
  2. Nossa quanto tempo tem que eu nao como torta de liquidificador. Eu nao sabia que era assim tao facil, vou fazer qualquer dia desses e te conto como ficou ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. A torta ficou muito bonita e bem nutritiva!

    ResponderExcluir
  4. Acabei de fazer, sem carne, uma parte da massa em forminhas de cupcake e outra em forma de bolo. A massa rende muito! Ficou uma delicia! Obrigada por compartilhar! :) Nina

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...