terça-feira, 4 de junho de 2013

Sopa de frango, legumes e pimenta jalapeño

Jalapeño (se pronuncia ralapenho) é uma pimenta mexicana das bem ardidas e quentes. Marido e pai adoram! Compramos jalapeño em conserva, da marca La Costeña. 

Eu não como nada com jalapeño porque para mim é picante demais. Não sou fã de pimenta ardida, gosto mais das amargas saborosas, como a pimenta biquinho. Quando moramos no México, eu adquiri uma certa tolerância a algumas pimentas porque não tive escolha, se bobear eles colocam pimenta até no leite, TUDO é picante no México! Imagina colocar fatias de jalapeño no sanduíche no café da manhã! Loucura!

A idéia de colocar jalapeño na sopa obviamente foi do marido. Não ficou picante... Quem se lembra daquela bala de canela que era uma bolinha com uma casca dura? Ardia um pouco a boca, foi assim que a sopa ficou. Um pouco ardida, mas tolerável para mim. Consegui comer um prato sem me sentir mal, então acho que vai dar para aguentar 2 semanas de sopa de jalapeño (eu fazendo drama). Ele disse que não sentiu nada, claro, é super resistente e está acostumado.

Vamos à receita então!

Sopa de frango, legumes e pimenta jalapeño
Rende aproximadamente 6 litros

4 Litros de água

800g de peito (tenderloin) de frango em cubos
700g de batata descascada e cortada em cubos
450 gramas de cenourinha baby (ou cenoura normal descascada) cortada em rodelas
300 gramas de vagem
2 chuchus grandes
450 gramas de mandioquinha descascada e cortada em rodelas
1 lata de milho em conserva
1 lata de ervilha em conserva
2 latas pequenas de grão de bico em conserva
1 cebola picada
1 cabeça de alho
4 fatias de jalapeño em conserva
Sal, salsinha, cebolinha, orégano e azeite a gosto

Ferva a água enquanto prepara os legumes. Coloque todos os legumes para cozinhar, inclusive a cebola e o alho e quando estiverem bem macios, bata no liquidificador com a água do cozimento e reserve. Adicione os legumes em conserva e o jalapeño só quando for bater.

Coloque um pouco de azeite na panela e refogue o frango, temperando com orégano e um pouco de sal. Quando já estiver praticamente cozido, adicione todo o caldo que foi batido, coloque salsinha e cebolinha e acerte o sal. Deixe apurar em fogo baixo por 20 minutos e sirva.

Eu congelo em quantidades de 600ml que é o suficiente para 2 pessoas e por enquanto tem dado certo. O calor finalmente chegou por aqui, mas isso não é motivo para parar de fazer a sopa, pelo contrário, é ótimo ter um jantar leve no calor. Parei de postar as receitas para não ficar tão repetitivo e chato.

Você pode adicionar, remover ou substituir qualquer legume, carne ou tempero que desejar, fazer meia receita e congelar para 1 semana, congelar em porções individuais de 200 ml, enfim, existem inúmeras possibilidades!

Tenho recebido mensagens de pessoas que fizeram alguma das receitas de sopa para congelar aqui do blog e fico imensamente feliz ao saber que elas não só gostaram da sopa, mas que também acharam muito prática a idéia de congelar e ter sempre uma sopinha gostosa no congelador, que não seja exatamente para todos os dias como é aqui em casa, mas para aqueles dias que chegamos mais tarde em casa, ou dias que bate aquela preguiça de cozinhar.

Se fizer a sopa não esqueça de me contar!

Beijos

10 comentários:

  1. Oi Juliana,
    Também não gosto de pimentas pegando fogo!rs
    Gosto do sabor.
    O frio começou a aparecer por aqui, vou esperar mais um pouquinho para me aventurar nas sopas!

    bjs,
    Obrigada por participar do sorteio, boa sorte!!!

    As calças jeans sempre encolhem, mesmo sem máquina rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o jeans volta à sua trama normal só com a lavagem, não precisa de secadora não, você tem razão.
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  2. Parece ser gostosa a sopa! Aqui tá um friozinho...se fizer te falo.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Adoro receitas com frango, e sopa então, deliciosa;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. _o/ eu faço! rsss agora. jalapeño não rola... até gosto de uma pimentinha, mas do reino de preferência. Mas a sopa já é quente e acho que a pimenta piora (pro meu paladar, claro rs)...

    Dessa vez vc não esqueceu o chuchu? rs

    Kisu!

    ResponderExcluir
  5. Ei, pode continuar a postar as suas receitas porque gosto muito!!! E tô escutando outras vozes dizendo a mesma coisa...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...