quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Dieta sem glúten

(Google Imagens)


Oi!

Quem me segue no Instagram (@julianavalera segue lá!) deve ter percebido que comecei a postar receitas sem glúten e usar glutenfree "hashtags". Sei que dieta sem glúten para perder peso virou modinha agora, mas esse não é o meu motivo.


O que acontece é que eu tenho tido sintomas intestinais (indigestão, barriga estufada, entre outros) ultimamente e em duas consultas médicas, quando comentei isso, os médicos decidiram pesquisar se eu era portadora de Doença Celíaca.


Algumas informações a respeito:


A Doença Celíaca de hoje

Ainda pouco conhecida, seus sintomas podem se confundir com outros distúrbios. Trata-se da Doença Celíaca, ou seja : A Intolerância permanente ao glúten. A Doença Celíaca geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na adulta. O tratamento da doença consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten. Os portadores da doença não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka,etc, quando estes alimentos possuírem o glúten em sua composição ou processo de fabricação. Devido a exclusão total de alguns alimentos ricos em carbohidratos e fibras, a dieta do Celíaco habitualmente é composta em sua maior parte de gorduras (margarina, manteigas, óleos, etc) e proteínas (carne em geral) e em menor parte de carbohidratos (massas sem glúten, açúcares, etc). Todo Celíaco que não transgride a doença, tende a ter um aumento do peso corporal, e desta forma deve ter uma dieta equilibrada. Para tanto, deve diminuir a ingestão de proteínas, moderar o consumo de gorduras e aumentar o consumo de frutas, sucos naturais, verduras e legumes, tornando sua alimentação mais adequada e saudável.

O que é o GLÚTEN ?

É a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (sub-produto da cevada), cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos e outros produtos não ingeríveis. Na verdade, o prejudicial e tóxico ao intestino do paciente intolerante ao glúten são "partes do glúten", que recebem nomes diferentes para cada cereal. Vejamos : No Trigo é a Gliadina, na Cevada é a Hordeína, na Aveia é a Avenina e no Centeio é a Secalina. O Malte, muito questionado, é um produto da fermentação da cevada, portanto apresenta também uma fração de glúten. Os produtos que contenham malte, xarope de malte ou extrato de malte não devem ser consumidos pelos Celíacos. O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto uma dieta deve ser seguida à risca. O Glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos.

Veja a mucosa do intestino delgado com as vilosidades atrofiadas:



Compare com a mucosa do intestino delgado com as vilosidades normais:



Quais os sintomas mais comuns ?

O quadro clínico da doença se manifesta com e sem sintomas. No primeiro caso, há duas formas:

A CLÁSSICA>

É freqüente na faixa pediátrica, surgindo entre o primeiro e terceiro ano de vida, ao introduzirmos alimentação à base de papinha de pão, sopinhas de macarrão e bolachas, entre outros industrializados com cereais proibidos. Caracteriza-se pela diarréia crônica, desnutrição com déficit do crescimento, anemia ferropriva não curável, emagrecimento e falta de apetite, distensão abdominal (barriga inchada), vômitos, dor abdominal, osteoporose, esterilidade, abortos de repetição, glúteos atrofiados, pernas e braços finos, apatia, desnutrição aguda que podem levar o paciente à morte na falta de diagnóstico e tratamento.

NÃO CLÁSSICA

Apresenta manifestações monossintomáticas, e as alterações gastrintestinais não chamam tanto a atenção. Pode ser por exemplo, anemia resistente a ferroterapia, irritabilidade, fadiga, baixo ganho de peso e estatura, prisão de ventre, constipação intestinal crônica, manchas e alteração do esmalte dental, esterilidade e osteoporose antes da menopausa.

ASSINTOMATICA

E se não houver sintomas? Há ainda, a doença na forma assintomática. São realizados nestes casos, exames (marcadores sorológicos) em familiares de primeiro grau do celíaco, que têm mais chances de apresentar a doença (10%). Se não tratada a doença, podem surgir complicações como o câncer do intestino, anemia, osteoporose, abortos de repetição e esterilidade.


FONTE: Associação dos Celíacos do Brasil - ACELBRA



Meus exames deram negativos, mesmo assim eu tenho sintomas, portanto eu e minha médica decidimos que eu seguiria evitando o glúten, mesmo porque a farinha de trigo aqui nos Estados Unidos é de qualidade inferior, segundo ela. Posso ter sensibilidade ao glúten, que acaba sendo muito mais comum que a Doença Celíaca.


Às vezes eu escapo porque eu ainda gosto muito de certas receitas, como a minha lasanha, por exemplo, mas isso acontece esporadicamente.

O resultado? Estou perdendo peso. Existem outros fatores relacionados ao meu peso que preciso discutir aqui antes que todo mundo pense que estou perdendo peso somente porque cortei o glúten da dieta, prometo fazer um post sobre isso e explicando todos os fatores, ok?

Aguardem receitas deliciosas sem glúten!

Beijos

11 comentários:

  1. Ju, o meu marido não tem doença celíaca, mas tem sensibilidade ao glúten. E isso descobrimos há algum tempo, depois de surgirem alguns sintomas e ele fazia todos os exames possíveis e nunca dava nada. Até que comentei isso com ele e começamos fazendo uns dias de teste sem glúten e ele melhorou consideravelmente. Ele sai da dieta as vezes, mas sofre as consequências depois, como dores abdominais, cefaléia, manchas na pele, etc... muito bacana seu post. bjo
    Raquel
    www.eudonadecasa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ter um diagnóstico correto é essencial para a cura e é isto que todo nós buscamos. Vou aguardar as suas receitas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju. Ainda bem que você não é celíaca, menos mal né? Acho que eu ia pirar se não pudesse comer alimentos com glúten. Sou louca por pães e massas, principalmente pela cervejinha no final de semana.
    O lado com disso é que cortando o glúten, emagrece, já que tudo que tem essa composição vira açúcar ao entrar na corrente sanguínea.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Sempre bom cuidar da saúde, né? Mesmo não tendo o diagnóstico confirmado (ainda bem!) acho ótimo evitar o glúten, especialmente se você já sabe que a farinha de trigo daí é de qualidade inferior. Quero receitas sim, viu?

    ResponderExcluir
  5. .


    Ju, a minha mulher inventou de cortar
    o glúten e o inferno se deu na minha
    vida. Eu tenho 1,81m de altura e tinha
    85 quilos. Sou faixa preta de Karatê
    e respeitado por onde eu passo, não
    pela cor da faixa, mas pelo porte
    físico.
    Depois que a mulher cortou o glúten
    e proibiu que esse nome fosse falado,
    aqui em casa, eu vi o respeito que tinham
    por mim cair por terra.
    A minha altura continua a mesma, mas
    dos meus oitenta e cinco quilos eu só
    fiquei com 76 e olhe lá. Já ela está em
    festa. Tinha 92 quilos o que era exagerado
    para os seus 1,70m e agora tem 66.
    Gastei e tenho gasto o dinheiro que não
    tenho comprando roupas novas para ela.

    Ah, eu caí na besteira de comprar o
    livro: BARRIGA DE TRIGO, para ela
    de onde tirou toda essa maluquice.

    Beijos,

    silvioafonso





    .

    ResponderExcluir

  6. Juliana, eu falei do seu blog com a minha mulher que é
    psicóloga e recebe muitos clientes no seu consultório
    para orientação quanto ao hábito saudável de comer e
    ela diz que a indústria alimentícia é que paga as contas
    do país e por isso se acha no direito de produzir algo
    tão nocivo à saúde como Coca-Cola e todos os outros
    refrigerantes, assim como o todinhos e sucos
    industrializados continuam sendo vendidos com a
    desculpa, como se fosse preciso, de empregar a
    maioria dos brasileiros. A gente, no entanto, não vê
    que os corantes brasileiros são usados fora das
    especificações do órgão responsável o que não
    acontece em outros países, principalmente os
    da Europa e Estados Unidos, porque lá a lei é
    para todos e não para os mais pobres.
    Aqui, como se sabe, nem o leite escapa.
    Diga ao seu marido que esqueça o pão, uma vez
    que o glúten, como diz a minha mulher no pé
    do meu ouvido a cada noite é o responsável
    pela fome que achamos que temos. Já tirando
    o glúten a fome desaparece.

    Quanto a gordura animal e os ovos tem
    verdades diferentes das que conhecemos
    uma vez que o Brasil é u campeão mundial
    na exportação de grãos, encabeçado pela
    soja.

    Um beijo e, tamujunto.

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir
  7. Já tive uma enfermidade parecida com a Sindrome de Crown. Emagreci 10 kg em 3 semanas. Também tive de evitar gluten, lactose e todo produto industrializado. Além disso, dentro da dieta natural não podia me alimentar com grãos e folhas. Todo cuidado era pouco. Após 8 meses me curei e, claro, ganhei os 10kg novamente. É importantíssimo ficar atenta ao sintomas e se cuidar. Vá fundo nesse assunto porque envolve nutrição, aspecto sério para nosso dia-a-dia. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  8. Ju, tenho visto muitas pessoas abandonando o glúten hoje em dia e também muitos que possuem a doença celiaca. Seu post foi super esclarecedor, obrigada!
    Com certeza você nos trará receitas deliciosas mmmmmmmm

    bjs e uma ótima semana!!

    ResponderExcluir
  9. Super informativo o seu post... gostei.
    Já tinha ouvido falar da doença celíaca, mas não sabia os sintomas e tals.
    E se te faz mal (ninguém melhor do que vc pra saber), é melhor evitar mesmo. E se isso ainda te emagrece... uh-lala... melhor ainda! rs
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  10. Eu tinha uma professora de ciências que era intolerante a gluten, provavelmente era essa doença que ela tinha. Não tenho certeza.
    Adorei sua ideia de compartilhar receitas sem gluten, com certeza vai ajudar muita gente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. E simbora ler todas as tabelas de todos os produtos. Eu confesso que tento evitar comprar coisas muito doces por causa do histórico de diabetes na família, mas glúten nunca tinha pensado em evitar, mas acho que seria muito bom.

    Kisu!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...