quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Brigadeiro de Panela: Achocolatado ou Cacau em pó?

Eu sempre digo que paladar a gente educa...

Um dia eu decidi não usar mais açúcar no meu dia a dia. Não foi fácil, se eu tomasse café dificilmente conseguiria, mas como bebo chá todas as manhãs, não foi tão horrível assim. Por esse motivo não bebo leite com "achocolatado", pois seu ingrediente principal é ele, o açúcar. Mas e na hora de fazer brigadeiro?

Eu nunca fui fã de brigadeiro. Sempre preferi beijinho e cajuzinho nas fesas. Estranho, pois sou louca por chocolate. Eu sei, é difícil entender... Mas enfim, esses dias, andei fazendo uns brigadeiros tamanha ansiedade (final de trimestre na faculdade, véspera de viagem para o Brasil, TPM TudoJuntoAoMesmoTempo) com achocolatado mesmo. No fim de semana me ocorreu fazer um brigadeiro de panela de novo e aí que eu tinha cacau em pó NÃO ADOÇADO na minha dispensa. Mandei ver!




Nenhuma das fotos tem filtro e todas foram tiradas sob a mesma luz. A receita foi exatamente a mesma, trocando o achocolatado por cacau em pó e o modo de preparo foi exatamente igual.

Viram só que diferença de cor?? E o sabor ficou bem diferente também! O com Nesquick ficou super doce e com menos sabor de chocolate. O com cacau em pó ficou bem menos doce, mas não chegou a ficar amargo, ficou com um sabor bem marcado de chocolate e uma cor super bonita, na minha opinião, muito melhor que o outro!

Quem tem medo de arriscar pode colocar metade da medida de achocolatado e metade cacau. Segue a receita:

Brigadeiro de panela

1 lata de leite condensado

4 colheres de achocolatado em pó OU cacau em pó (ou 2 colheres de cada)
2 colheres de manteira

Leve uma panela ao fogo e derreta toda a manteiga. Adicione o achocolatado ou cacau em pó e mexa bem. Junte o leite condensado e mexa sempre, até engrossar. Desligue o fogo, deixe esfriar e sirva.


Delícia, mas não dá pra abusar, né?

Beijos!

19 comentários:

  1. Juliana, eu cortei o açúcar ha alguns anos. Na verdade só o que eu adicionava a alimentos prontos (cereal, frutas, sucos e etc) já que continuei comendo doces feitos com acúcar (com moderação). Sabe que achei fácil cortar do café? Alias, eu adoro café sem açucar. Agora o chá mate que eu gostava tanto cortei da vida porque não consigo não adoçar.
    Minha mãe sempre fez o melhor brigadeiro do mundo com achocolatado (e leite ao invés da manteiga). Eu aqui achei que os meus ficam mais gostosos meio a meio, então uso metade achocolatado e metade chocolate me pó.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Que ideia ótima Ju! Eu não faço com achocolatado (faço com chocolate em pó), mas preciso tentar essa nova versão. Tenho certeza que eu vou gostar!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju minha querida quanto tempo não te visito! que vergonha, desculpa tá a vida tá corrida.
    Sabe que também não sou dos doces melados, tentei viver sem açúcar mas é bem difícil então diminui a quantidade, até comprei mascavo mas pega gosto no café, como vc disse paladar agente educa, comprei vários chás mas quem diz que lembro de fazer!? Aff nem eu me entendo rss. bJÔ

    ResponderExcluir
  4. Ai que vontade de comer doce!!!!
    Eu amo chocolate de todo jeito, e não sei se viveria sem açúcar, mas com certeza quando posso uso o cacau em pó em vez do achocolatado, mas nem sempre acho no mercado e fico com preguiça de procurar em outro....
    Adorei teu blog e já estou seguindo
    bjo grande

    ResponderExcluir
  5. Quer uma dica? Substitua a manteiga por creme de leite e vai ver que fica uma delícia. Eu aprendi, há anos atrás, a tomar café e chá sem açúcar. A gente sente o verdadeiro sabor da bebida e é muito bom

    ResponderExcluir
  6. Ju, como já vai o leite condesado, o correto é usar o cacau mesmo, né? pelo menos, eu acho! Estou doida para comer brigadeiro, só não fiz por que estou sozinha aqui, já viu, né? quando fizer, vou testar sua receita! bjks

    ResponderExcluir
  7. Oi Juliana, é a Vi, aqui em casa quase não usamos mais achocolatados, eles estão muito ruim de sabor, compramos chocolate em pó.
    Ficou muito diferente a cor de um brigadeiro para o outro, e com certeza o sabor do feito com chocolate, incomparável.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  8. engraçado, aqui em casa só dá certo com o nesquick ou parecidos... com o cacau o sabor fica estranho.
    eu acho que o problema está com quem faz. hehehehe

    ResponderExcluir
  9. Oi Juliana!
    Tudo bem?
    Voltando hoje!

    Ah, pegou pesado rs
    Usou o Guirardelli rs
    Minha irmã trouxe chocolates para mim, adoro!
    Ah, se tivesse aqui.

    Eu adoro doces, mas fujo do açúcar, nem tenho em casa, acredite rs
    Gosto de brigadeiro com chocolate em pó mesmo, .
    Acho alguns achocolatados muito doces.
    Concordo com você, a cor é mais bonita, e com certeza o sabor!!

    bjs
    Ótima segunda e semana!

    ResponderExcluir
  10. Sou chocólatra e te entendo perfeitamente: se eu tiver que escolher entre um brigadeiro ou beijinho, vou pra segunda opção, sem pensar. Mas qdo chega a danada da TPM... hmmm... não tem jeito mesmo... kkkkkkkkk!
    Eu sempre uso chocolate em pó. Não tem comparação! Fica zilhões de vezes mais gostoso. Odeio achocolatados!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  11. AI nem gosto de brigadeiro não, viu? aihaahauahu

    Manda pra cá!

    Kisu!

    ResponderExcluir
  12. Estava atrás de uma receita assim para comer assistindo filme hoje (feriado) hahaha
    Essa dica do cacau em pó é melhor, menos gordinha e parece ficar igualmente delicioso!

    Tudo Que Motiva

    ResponderExcluir
  13. fiz aqui sua receita com cacau em pó, fica com gosto de chocolate de primeira. kkk nao fica enjoativo como é quando se faz com achocolatado.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito, faz pouco tempo que comprei cacau em po puro e nao sabia como fazer as coisas com ele, estou comendo so chocolate amargo e tentando cortar o açúcar tbm, obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  15. Já faz um bom tempo que resolvi diminuir o açúcar de minha dieta (junto com os outros carbs de má qualidade). Assim como já disseram aqui, chocolate eu só tenho comido amargo mesmo (não falo esses meio amargo que vende nos mercados, mas sim dos 70% 80% cacau).
    Sempre tive muita curiosidade de comer um brigadeiro com cacau em pó e depois de muito tempo eu finalmente resolvi fazê-lo.
    Não deve em nada em relação ao brigadeiro normal. Realmente não fica um gosto amargo, mas nota-se um gosto mais acentuado do cacau.
    Como tinha uma caixa de leite condensado aberta e ela estava na metade, então eu usei 2 colheres de sopa de cacau em vez de 4. A cor ficou igual a da foto, ou seja, um marrom quase preto.
    Apenas a textura que ficou um pouco diferente, mais consistente, lembrando bem o moça fiesta.

    Enfim, fica aí uma opção mais saudável de brigadeiro que você pode comer sem tanta culpa.

    ResponderExcluir
  16. Não sabia que tanta gente fazia brigadeiro com achocolatado, acho muito ruim, fica doce demais e com gosto de coisa artificial. Aqui em casa sempre fizemos com chocolate solúvel. Se for com Nescau/Toddy eu prefiro nem comer.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...