sábado, 26 de abril de 2014

Preparação na cozinha e marmitas

Desde janeiro deste ano comecei a fazer marmita para levarmos para o trabalho. Era a forma mais fácil, rápida e eficaz de economizar dinheiro. Pois é! E no caso da marmita, especialmente estando nós dois trabalhando, preparação é a palavra chave! E nada de preconceito com marmita, por aqui é muito comum e boa parte das pessoas leva marmita para o trabalho.

É essencial conhecer os gostos da família antes de qualquer coisa. Eu geralmente me programo para ter uma mistura (legume) diferente cada dia da semana. Abobrinha, vagem, brócoli, couve flor, berinjela, quiabo, espinafre, cenoura, o que não falta é opção.

Compro carne, frango e/ou peixe no açougue/peixaria ou supermercado em uma quantidade suficiente para uma semana. Ao chegar em casa, divido porções para 2 pessoas em potes, tempero (nem sempre) e congelo. No dia anterior, abro o congelador, escolho a carne e coloco na geladeira, assim descongela mais devagar. Quando esqueço, procuro tirar o pote do congelador no mesmo dia pela manhã, deixo na pia, tampado mesmo. Mesmo esquema para a sopa.

De noite, quando chego do trabalho, esquento minha super sopa para jantar e já vou preparando o que eu vou fazer para a marmita.

Arroz geralmente já deixo pronto desde domingo. Como não fico requentando, ele fica gostoso até sexta. Tempero eu já deixo pronto em um pote de vidro. É simples, trituro o alho e a cebola em um processador, coloco em um pote de vidro com azeite e pronto! Dura duas semanas pelo menos e não preciso ficar descascando alho e cebola todos os dias e nada de temperos prontos que são verdadeiras bombas de sódio e químicos.

Então cada dia preparo legumes diferentes e dou uma grelhadinha na carne. Não gasto mais de 30 minutos preparando as marmitas. Tenho feito papelote de legumes como a Mina ensina nesse post aqui.

Comidinha fresquinha e gostosa todos os dias, em casa e no trabalho, nutritiva, sem industrializados, feita com amor, saudável para o corpo e para o bolso a curto, médio e longo prazo! E teve gente que andou emagrecendo por aqui...

Beijos e bom fim de semana!

6 comentários:

  1. Delícia! EU acho marmita coisa suuuuper prática e saudável (pq vc quem prepara e sabe o que vai, diferente dos lugares que nem sabemos a procedência direito dos alimentos), mas faltaram algumas fotos aí, hein?

    Kisu!

    ResponderExcluir
  2. OI Ju,
    Desde o ano passado consigo me programar para fazer comida em casa todos os dias... faço como você - deixo tudo separado, "semi pronto" e não dá trabalho algum depois. A única coisa que eu não consigo ainda é preparar a marmita... não tenho onde esquentar e estou quebrando a cabeça para achar uma solução e parar de comer na rua.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  3. Marmita por aqui e super normal, e ate prefiro marmita a comprar comida na rua, pois pelo menos a gente sabe o que ta comendo, e e mais facil comer direitinho e ser mais saudavel.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. OI Juliana, organização é tudo! Eu tenho levado comida congelada para o trabalho, só ainda não me organizei para fazer a minha própria marmita. Mas já estou economizando bem com os congelados. Bom, o seu post me animou a me organizar e levar as marmitas também.
    Uma ótima semana pra você
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  5. Olá! estou tendo o mesmo problema acima... Não tenho microondas para esquentar minha comida, vc conhece alguma marca de marmita que dê pra esquentar utilizando energia elétrica, tipo as marmitex brasileiras?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...