domingo, 13 de julho de 2014

Bolo de chocolate sem farinha

Essa receita eu encontrei meio que na correria/sorte. Queria fazer um bolinho de aniversário para o meu marido e ele me pediu que fizesse um bolo que não me fizesse passar mal depois (ou seja, sem glúten). Busquei então receitas em inglês e quando li essa receita, sabia que ela seria perfeita.

O bolo ficou tão bom que eu tive que fazer para o meu aniversário (17 dias depois do do meu marido). Levei para o trabalho e todos adoraram. O único desafio é que precisa ter um BOM liquidificador ou processador de alimentos. Eu fiz o bolo todo no meu liquidificador, a primeira parte com a lâmina e a segunda com o acessório para massa.

A receita original em inglês está no Gluten-free Goddess.



Bolo de chocolate sem farinha

450mg de chocolate amargo (usei 60% cacau)
230ml de açúcar mascavo
120ml de açúcar comum
12 colheres de sopa de café coado forte e bem quente (pode ser substituído por água)
16 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de cacau em pó não adoçado
8 ovos grandes em temperatura ambiente
1 colher de sopa de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180ºC/350ºF e unte uma forma de fundo falso com manteiga. Quebre ou corte o chocolate em pedaços na tigela do liquidificador ou processador de alimentos. Vá pulsando o processador até que o chocolate fique em pedaços pequenos. Adicione o açúcar e continue pulsando até que vire uma farinha grossa.

Coloque o café ou água bem quente e vá pulsando o processador até que a mistura fique homogênea e o chocolate esteja todo derretido. Adicione a manteiga e o cacau em pó e pulse até incorporados. Adicione os ovos e a baunilha e bata até ficar uma massa homogênea. Ela vai parecer líquida demais, mas é assi mesmo.

Despeje a massa na forma e asse a 180ºC/350ºF até furar o bolo com o palito de dente e ele sair seco. Leva entre 55 e 65 minutos. Dependendo do forno e da forma, pode levar mais tempo ainda.

Retire o bolo do forno e espere esfriar. Ele vai murchar um pouco, isso é normal. A receita diz para esperar pelo menos 3 horas para comer, mas aqui em casa faltou paciência, comemos logo, e ficou delicioso! Sirva a seu gosto.

Eu fiz uma coberturinha de chocolate (creme de leite fresco fervido e chocolate amargo).

Vale a pena, o bolo fica delicioso, macio e molhadinho!

3 comentários:

  1. realmente a aparência dele está maravilhosa, Ju, arrasou ♥ beijos

    ResponderExcluir
  2. Diferente e mais saudavel, legal! Ju, por aqui to numa correria mas sempre que da passo por aqui, bj.

    ResponderExcluir
  3. Anotadíssimo Ju... vou testar. =)
    Beijos,

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...