segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Dicas básicas de Manhattan, NYC

Atendendo a pedidos de conhecidos que vieram passear por essas bandas de cá, elaborei essa lista, um pequeno roteiro de Manhattan.

Esses são os principais passeios, os mais conhecidos, os imperdíveis na MINHA opinião. Claro que a cidade não tem só isso, claro que nem todo mundo é obrigado a gostar e concordar com tudo o que eu gosto ou indico, portanto não estou aqui para dizer o que você deve fazer na sua viagem, você pode considerar esses passeios ou não gostar deles, é seu direito e sua escolha.

Estátua da Liberdade
http://www.nps.gov/stli/index.htm



Ir para New York e não ir na Estátua da Liberdade é o mesmo que ir pro Rio de Janeiro e não ir ao Cristo! É o principal passeio e na minha opinião é indispensável!
Você chega na ilha da estátua só de balsa e a balsa você pega ao SUL de Manhattan, do Battery Park e é possível (e muito tranquilo) comprar os tickets no local. A balsa é um show à parte, algumas são amarelas como os taxis e proporcionam lindas vistas da Estátua e de Manhattan. Não existe limite de tempo para ficar no parque da estátua, para voltar você pega a próxima balsa que está chegando no local. Tem uma lojinha de souvenir bem legal pertinho da estátua. Para pegar a balsa, o esquema de segurança é exatamente o mesmo dos aeroportos americanos, sim, raio-x de bolsas e de nós, todos os eletrônicos e metais nas caixinhas e se necessário revista. Também precisa tirar os sapatos.
A balsa também para na Ellis Island, onde fica o Museu da Imigração, onde eu particularmente ainda não fui. Se você não quiser descer lá, não precisa, basta continuar na balsa que ela volta para o Battery Park em seguida.

Times Square




É mais legal ir de noite, especialmente para tirar fotos. Lá tem lojas bem legais, como Disney Store, ToysRUs (uma loja de brinquedos que tem uma roda gigante de verdade dentro), M&Ms, Hersheys, restaurante Hard Rock, Bubba Gump Shrimp Co, Olive Garden, lojas de roupa, cosméticos, etc... E uma turistaiada de tudo que é canto do mundo. Fica na 47th street  com a 7th avenue.


Central Park
http://www.centralpark.com/



Fica bem no centro da cidade, é retangular e beeeem grande. Nele fica o Central Park Zoo (o do filme Madagascar), mas o Zoo é pequeno e não tem os animais do filme, só os pinguins, fiquei desapontada com ele, mas enfim... Se quiser ir, ele está lá! No parque tem passeio de carruagem, muitos lugares para caminhar, lagos, músicos para apreciar, aluguel de bikes, monumentos, o Museu Metropolitano de Arte (5th ave com 82nd st), restaurantes, barraquinhas de hotdog, pessoas se exercitando, jogando baseball, futebol... Ótimo lugar para ver esquilos! De outubro a abril tem pistas de patinação no gelo.

Rockefeller Center
http://www.rockefellercenter.com/



É lá onde fica a mais famosa pista de patinação do gelo do mundo (temporada de novembro a abril) e a árvore de Natal também mais famosa do mundo (só no Natal, obviamente). Tem muitas lojinhas legais, a loja da LEGO é um show à parte, vale a pena entrar!
Uma torre muito legal para subir e apreciar Manhattan do 70° andar fica lá, é chamada Top Of The Rock Observation Deck, você compra os tickets em uma galeria no subsolo do prédio (cheia de lanchonetes e lojinhas de souvenir), na 50th street entre a 5th e 6th avenues.
Sugiro subir se o céu estiver limpo e pouco antes do pôr do Sol. O deck oferece vista 360°, o elevador é sensacional e dá pra ver a torre do Empire State Building (do King Kong). Muita gente prefere subir no Empire State, que é bem mais alto que o Rockefeller, mas eu acho mais legal subir no Rockefeller porque dá pra ver a torre do Empire State e o Central Park mais de perto, portanto, se você tiver que escolher UM dos dois, sugiro que você suba no Rockefeller. Mas se der pra ir nos dois, legal! Vá agasalhado!

Museu Americano de História Natural
http://www.amnh.org/



O museu é muuuito grande! Pra TENTAR ver tudo precisa ir cedo, de tênis confortável e ficar lá o dia inteiro. Fica na Central Park West com a 79th street. Tem um restaurante por kilo dentro do museu, no subsolo (lower level). O museu só não funciona no Natal e Thanksgiving.


MOMA Museu de Arte Moderna
http://www.moma.org/
De terça é fechado!

Museu Metropolitano de Arte
http://www.metmuseum.org/
De segunda é fechado!

Madam Tussauds
http://www.madametussauds.com/NewYork/



É o famoso museu de cera, cheio de estátuas de artistas, celebridades e personalidades. Dá pra ver tudo em 2 horas no máximo!
Fica na 42nd street entre a 7th e 8th avenue.


Empire State Building
http://www.esbnyc.com/
É o prédio mais alto da cidade e nem preciso falar que é famoso, né, ele aparece em tantos filmes... Mas sempre falo que é o prédio do King Kong! Como eu disse, dá pra subir na torre, a vista é linda e o vento e o frio são absurdos.
Fica na 5th avenue com a 34th street.


World Trade Center
http://www.wtc.com
/http://www.911memorial.org/
As novas torres ainda estão em construção, mas já estão bem altas. Tem o memorial e museu, pra quem gosta desse tipo de passeio. Fica ao sul de Manhattan, na Albany com a Greenwich streets.

Quinta avenida




Essa a mulherada adora!! Cheia de lojas de grife, joalherias, etc...
A Apple Store fica na 5th avenue entre a 58th e 59th streets, atrás dela está a Fao Schwarz (loja de ursos de pelúcia e muitos brinquedos, no segundo andar fica o piano do filme Quero Ser Grande, que dá pra tocar pisando nas teclas) e de frente com ela, depois de uma pracinha fica o The Plaza Hotel, do Esqueceram de mim 2, que tem uma ótima praça de alimentação no subsolo, bem chiquetosa e com vários restaurantes.

Grand Central Terminal
http://www.grandcentralterminal.com/
É a estação central de metrô e trens, com um saguão lindo e enorme, lojinhas, lanchonetes e o Grand Central Market. De lá saem trens para inúmeras outras cidades (inclusive para a minha). Tem várias entradas, mas basicamente fica na 45th street com a Park avenue, sob o Metlife Building.

Brooklyn Bridge




Ponte linda, vista linda, fotos lindas! No mapa, ela está ao sul, na margem direita da ilha, na altura da Murray st. É legal andar na ponte até onde você quiser, você não vai no meio dos carros. O outro lado da ponte dá no Brooklyn.

Wall street
É onde estão a bolsa de valores (11 Wall street http://www.nyse.com) e o monumento do touro (Morris st com a Broadway). Fica ao sul de Manhattan, no chamado Distrito Financeiro.

Chelsea Market
http://www.chelseamarket.com/
Com restaurantes e lojas, também vale a pena conhecer!

Usando o metrô de Manhattan
A primeira coisa que você deve fazer é comprar um mapa de Manhattan, em qualquer lojinha de souvenir vende. Compre um que venha junto o mapa do metrô, que não tem absolutamente NADA A VER com o metrô que estamos acostumados. Preste MUITA atenção quando você for pegar o metrô para não pegar o sentido errado, Downtown está indo para o sul e UPTOWN para o norte e você precisa saber onde está e para onde quer ir pra definir em qual sentido pegar o metrô. Algumas estações não permitem que você chegue à outra plataforma, é preciso sair dela e entrar novamente (sim, pagando de novo).
Quando entrar pela primeira vez no metrô, vá até uma das máquinas de auto atendimento, aperte START, selecione o idioma, selecione METRO CARD, selecione COMPRAR METROCARD, selecione a quantia em dinheiro que vai carregar, insira a nota (dólar) no local indicado, com o rosto virado para cima e retire o cartão quando a máquina indicar. Esse cartão pode ser utilizado por várias pessoas ao mesmo tempo e pode ser recarregado, selecionando a opção REFILL METROCARD.
Em todos os lugares que citei dá pra ir tranquilamente a pé e usando o metrô, pernas pra que te quero, tênis confortável e simbora! Não compensa alugar carro pra passear em Manhattan por causa do trânsito e dos estacionamentos caríssimos. Taxi é bom quando você está cheio de bagagem. Já que o metrô cobre a cidade inteira, melhor aproveitar, né?

Como eu disse lá no começo, essas são as dicas que eu passo para os meus conhecidos, claro que dependendo do tempo que pretende ficar na cidade, você pode se programar para ver mais que isso ou não dê tempo de ver tudo isso. 

Dúvidas? Sugestões? Cansou só de ler? Conta pra mim!

Todas as fotos desse post são minhas.

42 comentários:

  1. Ameiiiiiiiii muito obrigada!
    Ja estou imprimindo pra levar comigo!
    Quem sabe a gente nao se esbarra em NY?

    Beijao!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magina, Ka, boa viagem, aproveitem muito! Quem sabe, né??
      Beijos

      Excluir
  2. Ai que saudade de NYC. Já visitei essa cidade tantas vezes e sempre parece que é a primeira vez. Adoro! bjo
    Raquel
    www.eudonadecasa.com.br

    ResponderExcluir
  3. NY é tudo bom!! Amo visitar a cidade! Se bem que depois de tantas visitar, não quero mais fazer programa turista, mas suas dicas realmente englobam os pontos de quem vai visitar pela primeira vez! :)

    O nome do produto de limpeza é Bar Keepers Friend (http://www.williams-sonoma.com/products/bar-keepers-friend-cleanser-polish/?pkey=e%7Cbar%2Bkeepers%2Bfriend%7C1%7Cbest%7C0%7C1%7C24%7C%7C1&cm_src=PRODUCTSEARCH||NoFacet-_-NoFacet-_-NoMerchRules-_-)

    Sorry pelo link gigante, mas coloquei só para vc poder conferir. :)
    Vale muito a pena principalmente para panela, deixa tudo brilhando como nova!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, obrigada!! Minhas panelas são as Hard Anodized da Cuisinart, então com elas não tenho preocupações do gênero (só com o cabo), mas é ótimo saber de bons produtos, vi que ele limpa porcelana e outros materiais, muito bom! Valeu a dica!!
      Beijos

      Excluir
  4. Quando eu for, irei em todos com certeza!
    =D
    Adorei o roteiro!

    Beijaooo

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana tudo bem? dei uma lida por cima desta matéria sobre pontos turísticos em NY caiu do céu porque sou marinheira de primeira viagem, este ano pretendo ir para NY é tanta inseguranca só não fui ainda por falta de companhia,este ano meu marido pretende me acompanhar, estou torcendo. Tiro um dia da semana para ficar só na net visitando site e respondendo e-mail e tentando terminar meu blog que está incompleto,neste dia vou ficar curtinho seus blog.
    Beijos querida e obrigada pela visista
    Luci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luci, tudo jóia e vc?
      Olha só que bom!! Não fique insegura não, vc vai gostar muito da cidade, tenho certeza.
      Eu que agradeço por vc vir me visitar.
      Beijos

      Excluir
  6. Nossa que delicia de roteiro..só pelas fotos já fiquei me sentindo ai..bjos e um ótimo dia.
    http://juliana-artesanatosjuju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Muitos lugares lindos para conhecer!!!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  8. Juliana, seu post me deu uma vontade de ir de novo pra NYC. Faz anos que não vou aí, no ano passado estive em Chicago, achei incrível também e em Boston que, apesar de pequena, é bem encantadora. Os EUA têm cidades que valem muito a visita, sempre!

    Obrigada pelos recados no meu blog, gostei muito e espero que você apareça mais vezes. Já ganhou uma freguesa para o seu, hahahahah

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gê, quando eu gosto de um blog ou site, eu sempre volto e gosto muito de comentar!! Gosto muito das suas fotos!!
      Eu que te agradeço por me visitar...
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá!!

    Estou fazendo uma blogagem coletiva lá no blog, vai lá http://novasrespostas.blogspot.com.br/2013/02/bc-o-meu-lugar-inesquecivel.html

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Juliana, passei para agradecer e retribuir sua visita, gostei muito do seu blog e já me fiz seguidora também. Adorei as dicas, sabe que não conheço NY, conheço bastante da Califórnia, que eu adorei, mas como eu e meu marido temos planos de ir, essas suas dicas certamente ajudam.

    Beijinhos e prazer em te conhecer !!
    Marisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marisa.
      Seja bem vinda e obrigada por vir conhecer aqui, que bom que gostou!
      Que bom, então agora você já tem um pegueno roteiro!
      O prazer é todo meu!
      Beijos

      Excluir
  11. Oi Juliana!
    Obrigada pela visita. Adorei suas dicas, vou guardá-las pra quando for visitar NYC um dia... Tomara que não demore muito;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liduh, obrigada você por vir aqui!
      Tomara que não demore mesmo, a cidade é tudo de bom!
      Beijos

      Excluir
  12. Com certeza esses são os lugares mais visitados! Eu fico babando quando vejo as pessoas postando sobre Nova Iorque, morro de vontade de conhecer! Gostei do seu blog flor e já to seguindo, beijos!
    rebeca-mello.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rebeca!!
      Obrigada, que bom que gostou.
      Eu já fui xeretar o seu hehehe...
      Beijos

      Excluir
  13. Assino embaixo,

    conheço estes pontos todos, e não me cansaria de visitá-los mais uma, ou mais outras mil vezes,
    essa Manhattan é demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeeee!!
      Que bom que você concorda comigo, são imperdíveis!!

      Excluir
  14. Bom final de semana, Juliana;)
    Linkei seu blog:)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liduh, o final de semana foi ótimo e o seu??
      Obrigada sempre!!
      Beijos

      Excluir
  15. Pode ser que um dia eu vá ;)
    Beijinhos, bom domingo!
    Madalena

    ResponderExcluir
  16. Já guardei as suas sugestões e agora fico esperando que um anjo diga amém.

    ResponderExcluir
  17. Oi Juliana!
    Acho que conheci bastante coisa, rs
    Só não fui ao Madame Tussauds.
    Tem tempo que fui, ainda existiam as torres do WTC.
    Tenho um amigo que trabalha em um dos prédios anexos e ficamos hospedados em Battery Park , ali ao lado..
    Andamos de lá até a 'rua do brasileiros' passando por todos os bairros...
    Morei dias nos museus, e no metrô senti muita diferença das mega estações aqui no RJ.
    Me senti dentro do filme Ghost rs
    Conheci a decoração de Natal, que acho que é outro evento...
    E saí um dia antes da neve!:(
    Tá, para quem não tem é sempre agradável rs
    Fiquei com vontade de viajar...rs
    Ótimo post :)
    bjs

    Ah, fiz um programa bem turista mesmo, naqueles ônibus com dois andares, e escolhi o tour dos filmes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, a decoração de Natal é uma coisa de doido!!
      Eu gosto de Manhattan porque dá pra andar muuuito, sou super camela, sempre ando horrores por lá.
      Eu gosto de neve e de esquilos, acho que dificilmente vou deixar de gostar.
      Não sou muito adepta aos "turibus", mas acho que dependendo das condições, vale a pena.
      Obrigada, querida!
      Beijos

      Excluir
    2. rs
      Eu só 'paguei o mico' do ônibus e na parte de cima, porque fiquei curiosa...
      Vi o Central Park com luzes azuis no Natal, e também completamente sem folhas com um enorme tapete...
      Adorei.
      Vou lá gritar um pouquinho nas montanhas russas rs
      bjs

      Excluir
    3. Não acho mico o turibus...
      Mas o meu negócio mesmo é camelar, bater perna, explorar!
      Eu amo calor, sabe, mas acho que o frio é a cara de NYC!
      Beijos

      Excluir
  18. Olá Juliana!
    Eu vim fazer fazer uma visita e vi que voce mora em New York, que legal... eu morei em Boston por mais de 12 anos, ótimas dicas de passeio, gostei muito... vou ficando por aqui e te convido a conhecer o meu blog também!
    Beijos, Oslaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bacana!!
      Obrigada pela visita, pode deixar que vou passar lá sim!!
      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...