sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Nhoque à bolonhesa sem glúten

Oi!

Continuando então o assunto do último post, venho hoje com uma receita muito boa. Essa não é a primeira receita sem glúten aqui, eu já tinha postado a sopa com macarrão sem glúten, mas hoje vou criar o marcador #ReceitaSemGluten aqui no blog!

O nhoque é a minha segunda massa predileta. Cresci vendo minha mãe fazer a massa e tudo e sempre foi especial pra mim. A única coisa que gosto mais que nhoque é lasanha. Eu já tinha feito nhoque à bolonhesa com farinha de trigo, que por sinal ficou maravilhoso. Dessa vez resolvi testar uma receita e uma farinha sem glúten que já tinha visto no supermercado.

A receita é essa aqui do Two Loves Studio, vale a pena a visita para quem gosta de fotos lindas de comidas mais lindas ainda.

A farinha sem glúten é da marca Bob´s Red Mill que vi um dia no Whole Foods e fiquei feliz ao ver que o supermercado que costumo fazer compras (Stop & Shop) tem vários produtos deles. Basta dar uma olhadinha no site para ver. São mais de 50 produtos sem glúten produzidos em uma fábrica dedicada somente a produtos livres de glúten. Isso porque o glúten contamina produtos que não deveriam ter glúten até por correntes de ar do ambiente, viu! Quem não tem acesso a essa marca pode (e deve) testar qualquer outro tipo de farinha sem glúten. Se quiser me contar qual foi a farinha e se ficou bom, eu vou adorar saber!


Quanto ao preparo do nhoque, eu ganhei a nhoqueira da minha mãe, que tem praticamente a minha idade. Olha que responsabilidade que ela me deu! Isso porque contei pra ela da trabalheira que o último nhoque me deu tanto para fazer quanto para limpar, ela poderia ter comprado uma nhoqueira semelhante para mim, mas disse que nenhuma era de tão boa qualidade, então quis me dar a dela e comprar uma inferior para ela. Fofa! Obrigada, mãe, ajudou muito!

Algumas fotos que tirei durante o preparo:


A massa já pronta.

As primeiras bolinhas.

A nhoqueira maravilhosa!

Já pronto, fiz molho à bolonhesa com tomates orgânicos.


Nhoque sem Glúten

Rendimento: 7 ou 8 porções


1 kg de batatas
2 ovos levemente batidos
400 g de farinha sem glúten
1/2 xícara de parmesão ralado (aproximadamente 50g)
Sal e pimenta à gosto

Cozinhe as batatas no vapor. Não é obrigatório, elas podem ser colocadas na água, mas aí vai precisar de mais farinha. Quando as batatas estiverem bem macias, amasse com o amassador. Adicione o sal e pimenta conforme sua preferência.

Adicione os ovos e misture bem. Adicione metade da farinha e do parmesão e mexa bem até incorporar. Adicione o restante da farinha e do parmesão e misture com as mãos até formar uma massa lisa e homogênea. A partir deste momento você pode usar uma "máquina de fazer nhoques" ou "nhoqueira" se tiver. Se não, pode enfarinhar uma superfície, pegar porções da massa, enrolar até que vire um cordão com a espessura desejada, cortar os nhoques com uma faca e colocá-los em uma forma enfarinhada, para que não grudem.

Cozinhe os nhoques em pequenas quantidades em água quente por alguns minutos até que estejam boiando, retire-os deixando a água escorrer, coloque na travessa onde serão servidos e adicione o molho de sua preferência.


Fiquei com um pouco de medo por causa da farinha, mas deu certo, ficou muito gostoso. A avaliação do marido que não segue a dieta sem glúten foi muito positiva, mas ele prefere o outro nhoque que fiz. Nada bobo... Comemos tanto que tivemos que sair para caminhar depois do almoço. Ficou muito bom mesmo!

Beijos!


12 comentários:

  1. oi Juliana, nossa que eu adorei esta receita, é de babar mesmo, eu tb ia ter que fazer caminha, pois quando se trata de massas eu fico sem modos e como muito!!

    bjs


    Gélia

    ResponderExcluir
  2. Ju, que delícia isso! Acabei de almoçar e fiquei com fome de novo...

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Menina, ver esse post com a fome que estou sentindo agora, é tortura demais. Tô com água na boca... bjo e boa semana
    Raquel
    www.eudonadecasa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ju, que dili... salivei com seu nhoque rs.
    Adorei a receita.
    Beijo, boa semana.

    ResponderExcluir
  5. que delicia!
    queria ver mais da sua cozinha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. IGUAL a nhoqueira da minha mãe, acredita??? Amo nhoque, mas nunca fiz em casa. Quero testar sua receita!

    ResponderExcluir
  7. Oi Juliana!
    Nunca fiz nhoque, mas confesso que fiquei com vontade de fazer depois desse seu post:) Ahhh eu quero uma nhoqueira dessas;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Que cara boa!
    Também nunca fiz, mas uma massinha é sempre bem vinda.

    ResponderExcluir
  9. Delícia! Eu quero uma nhoqueira dessas! auhauhau

    Kisu!

    ResponderExcluir
  10. Oi Juliana, muito boa essa receita. Boa para fazer no dia 29.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  11. Oi Juh! Fiz a dieta por 3 meses por conta de uma intolerância, mas não foi nada fácil! Hoje tento evitar, mas o pãozinho francês com manteiga...hummm
    Adoro nhoque!
    Um bejim e boa semana!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...